quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN


Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referências para o trabalho dos professores das diversas disciplinas e áreas do ensino fundamental e médio, tendo, como objetivo, garantir que todas as crianças e jovens brasileiros possam usufruir dos conhecimentos básicos necessários para o exercício da cidadania.Os PCN têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.Mesmo apontando um conjunto de conteúdos e objetivos para as diversas disciplinas, os Parâmetros Curriculares Nacionais não são uma diretriz obrigatória. Suas propostas devem ser adaptadas à realidade de cada comunidade escolar, servindo como eixo norteador na revisão ou elaboração de propostas curriculares próprias.

Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série
Os PCN de 1.ª a 4.ª série estão divididos em:
Volume 1 — Introdução aos PCN
Volume 2 — Língua Portuguesa
Volume 3 — Matemática
Volume 4 — Ciências NaturaisVolume
5.1 — História e GeografiaVolume
5.2 — História e GeografiaVolume
6 — ArteVolume
7 — Educação FísicaVolume
8.1 — Temas Transversais — ApresentaçãoVolume
8.2 — Temas Transversais — ÉticaVolume
9.1 — Meio AmbienteVolume
9.2 — Saúde Volume
10.1 — Pluralidade Cultural Volume
10.2 — Orientação Sexual

Educação Ambiental
Em 27 de abril de 1999, foi sancionada a lei n.º 9.795, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em Ação – Educação Ambiental, guia de orientações metodológicas desenvolvido para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil.
Volume 1 — Introdução aos PCN
Volume 2 — Língua Portuguesa
Volume 3 — Matemática
Volume 4 — Ciências Naturais
Volume 5 — Geografia
Volume 6 — História
Volume 7 — Arte
Volume 8 — Educação Física
Volume 9 — Língua Estrangeira
Volume 10.1 — Temas Transversais — Apresentação
Volume 10.2 — Temas Transversais — Ética
Volume 10.3 — Temas Transversais — Pluralidade Cultural
Volume 10.4 — Temas Transversais — Meio Ambiente
Volume 10.5 — Temas Transversais — Saúde
Volume 10.6 — Temas Transversais — Orientação Sexual
Volume 10.7 — Temas Transversais — Trabalho e Consumo
Volume 10.8 — Temas Transversais — Bibliografia
Os PCN para o Ensino Médio estão organizados em três grandes áreas:Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (reunindo questões referentes ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Estrangeiras, Arte, Educação Física e Informática);Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química);Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).PCN ensino medio: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário