sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A reforma curricular do Ensino Médio

Conforme as necessidades de cada época, o ensino médio adquire diferentes perfis, e a reforma curricular vem justamente com a função de atualizar o ensino na década de 90, agora a sociedade adquirira novas necessidades em relação há 30 anos a trás. com essa reforma o ensino médio ficou dividido em antigo ensino médio e novo ensino médio

O antigo Ensino Médio

Contexto histórico:
Com o desenvolvimento industrial na América Latina nas décadas de 60 e 70, as necessidades emergentes daquela época, era a mão de obra técnica para manter a produção nas industrias. Logo, nessas décadas, o Ensino Médio tem por finalidade a formação de especialistas capazes de dominar e utilizar máquinas ou dirigir processos de produção.

O novo Ensino Médio

Contexto histórico:
Na década de 90 o volume de informações produzidas em decorrência das novas tecnologias, é constantemente superada, criando novos parâmetros para a formação dos cidadãos. Então, nesse período, o novo Ensino Médio tem por finalidade a preparação cientifica e a capacitação para utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.

Propõe-se, no nível do Ensino Médio, a formação geral, em oposição à formação especifica; o desenvolvimento das capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.
O Ensino Médio agora passa a fazer parte da Educação Básica, quando, por meio do Art. 21 da LDB Lei nº9.394/96, estabelece:A educação escolar compõe-se de:l - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;ll – Educação superior.

O Ensino Médio tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e estudos posteriores (Art.22. Lei nº9.394/96)

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